Os encontros do primeiro ciclo série Contracondutas no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea recebeu Margareth Rago, Luiz Felipe Alencastro, José de Souza Martins, Karina Leitão e Paulo Arantes.

Baú é um arquivo em permanente construção de todo o conhecimento produzido pelos alunos na Escola da Cidade, composto por aulas, palestras, debates e seminários.

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea convidou o fotógrafo Tuca Vieira para apresentar seu mais recente trabalho realizado entre 2014 e 2016, o Atlas Fotográfico. 

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea convidou a filósofa e professora Margareth Rago, e seus alunos de doutorado Mariléa de Almeida e Maurício Pelegrino. O mote da conversa é o período retrógrado que estamos vivendo atualmente no Brasil e suas consequências, com ênfase na questão de gênero. Margareth discute a respeito do feminismo presente na arte como crítica da cultura e da sociedade, Mariléa a respeito das práticas políticas das mulheres quilombolas e suas ações educativas, e Maurício sobre a crítica do neoliberalismo através da ótica de Foucault.

O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu o arquiteto Toni Gironès para três aulas abertas sobre seus projetos e sua tese de Doutorado, “Arquitecturas Espontáneas: Reflexiones sobre constantes en arquitectura”, acerca da interpretação da paisagem catalã. Toni Gironés descreve o tema como a trajetória de uma forma de fazer. Estabelece a reflexão de que a Arquitetura se traduz em […]

Rodrigo Mendes de Souza abordou, por meio das teorias da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit, o Programa Pedagógico de Walter Gropius para a Bauhaus. Ele se baseou em diversos autores, como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, e G. Semper para melhor compreender a prática e a teoria pedagógica dessa escola.

O curso de pós-graduação de Arquitetura, Educação e Sociedade convidou Helena Ayoub para abordar o ensino da FAUUSP. Helena Ayoub é Arquiteta, Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo no Departamento de Projeto, atualmente lecionando para disciplinas de graduação e pós-graduação. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e […]

O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu o arquiteto Neil Minuk em uma aula sobre a arquitetura canadense.

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea convidou o antropólogo e professor da Unicamp, Omar Ribeiro Thomaz, para discutir o tema “Barcelona: o que vem depois?”, sobre os atentados ocorridos na cidade de Barcelona, em agosto de 2017.