141029_GEO_facebook_R012

Geografia Cidade e Arquitetura

‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a ocupação do território americano e suas cidades.

O curso, que entra sua sexta edição no ano de 2015, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano. Sua materialização através da arquitetura, como uma forma peculiar de conhecimento, onde se funde história, geografia, artes e técnica permite raciocinar sobre as necessidades próprias dessas realidades, relacionando-as às esferas socioeconômicas e ambientais. Um esforço de compreensão de escalas diversas, locais a globais. Assim, toma-se a produção científica, arquitetônica, literária, visual, musical, ou seja, cultural em sentido amplo, para se aprofundar o conhecimento sobre as aproximações e diversidades americanas.

Será dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho, com a intenção de contínua rotatividade.

Cada módulo está organizado em três partes: História e Cultura, Arquitetura e Arte e Ateliê de Projeto, quando os alunos desenvolvem um projeto no país em estudo. Em cada uma destas fases contamos com a participação de professores convidados dos países a serem investigados.

Neste ano, os países estudados serão Paraguai, Canadá, Peru e Equador. Alguns deles já foram estudados em anos anteriores, porém a cada nova edição do curso são convidados representantes de outras cidades para um novo olhar sobre a cultura dessas nações. O corpo de faculdades conveniadas à Escola da Cidade passa a ser colaborador deste curso permanente: Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Brasil e Bolívia.

Público-Alvo

O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema.

Objetivo do Curso

No ano de 2015, os países estudados serão Paraguai, Canadá, Peru e Equador. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Coordenação

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).

Professores convidados em diversas faculdades no exterior, ambos atuam ativamente com seus escritórios, desenvolvendo projetos e participando de concursos e premiações. Alvaro Puntoni mantém o Gruposp desde 2004, escritório que nos últimos anos tem se dedicado à elaboração de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas, além de incorporar no cotidiano de suas atividades a participação em pesquisas e docência de seus participantes.  Fernando Viégas mantém o Una Arquitetos, resultado de associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fundado em 1996. Desde sua formação o Una desenvolve projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.

A professora de história, Cristiane Checchia, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o critico de arte, Cauê Alves são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

Inscrições por módulo

Pelo fato do curso ser estruturado em módulos bimestrais, os interessados podem efetuar inscrições nos módulos que tenham interesse. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve cursar quatro módulos, ao todo.

Programa

Módulo País
M1 Paraguai
M2 Canadá
M3 Peru
M4 Equador
Horário semanal Segunda e Terça das 18h30 às 22h30
Professores Convidados (3x/modulo) Quarta das 18h30 às 22h30
Bancas Finais (1x/modulo) Sábado das 9 horas às 13 horas
Informações Gerais
Número de vagas 40 vagas
Carga Horária 360 Horas
Custo (4 módulos)  consultar pelo e-mail posgraduacao@escoladacidade.edu.br

* O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.
**Desconto de 50% aos alunos formados pela Escola da Cidade

Inscrições até 06/02/2015

Enviar os seguintes documentos para posgraduacao@escoladacidade.edu.br
Ficha de Inscrição devidamente preenchida
Curriculum Vitae

Clique aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição

Clique aqui para fazer o download do programa do curso